Mulheres, aprendam que saber gastar é tão importante quanto ganhar!

20/01/2010 16:37

Mulheres, aprendam que saber gastar é tão importante quanto ganhar!

Normalmente, as famílias brasileiras são gerenciadas por mulheres.
Porém, assim como a maioria das pessoas, em nenhum momento da vida estas mulheres receberam orientação para realizar o gerenciamento e o planejamento das finanças pessoais.
Não quero falar de ganhar dinheiro, pois isto as mulheres sabem fazer muito bem, conforme pesquisas que indicam o aumento da presença de mulheres em diversos setores da economia, antes exclusivo de pessoas do sexo masculino e estão estudando para elevar seu grau de instrução. No entanto, no quesito de gastar e administrar o dinheiro é que estas mulheres estão tendo maior dificuldade, pois são muito influenciadas pela pressão do consumismo. A moda, por exemplo, lança novidades a todo o momento e neste ponto eu pergunto: qual mulher não quer andar na moda? Não sou contra as mulheres andarem na moda. O problema surge quando não há controle e planejamento das finanças pessoais para andar de acordo com a moda. Isto gera descontrole financeiro e, por conseqüência, problemas com pagamento de juros e outras contas.
A maioria das pessoas não gosta e não tem o hábito de fazer contas e planejar, porém não deixem de fazer um controle das finanças por não gostar de colocar as contas no papel. É um simples controle do que entra e do que sai a fim de se evitar problemas. Este controle é feito em apenas 10 minutos por semana. O que não pode é deixar acumular um mês para saber o resultado. Quando você deixa para fazer apenas o balanço mensal, os erros já terão ocorrido e será difícil consertar.

Então, mulheres, aprendam que saber gastar é tão importante quanto ganhar!