EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS
Educador(a),
A nossa economia vem apresentando sinais de solidez o que torna o Brasil respeitado internacionalmente. A renda do cidadão brasileiro tende a aumentar e a estabilidade econômica já nos permite pensar no longo prazo.
Essa conjuntura econômica atual nos estimula a preparar as próximas gerações para um futuro promissor. Nesse sentido o CONSEFINS acredita que a Educação Financeira deve ser oferecida às nossas crianças, jovens e adultos.
Para o CONSEFINS a educação financeira é muito mais que o hábito de lidar bem com dinheiro. A educação financeira é o conjunto de conhecimentos e comportamentos em relação ao dinheiro e ao uso dos recursos que permitirão às pessoas conquistarem equilíbrio, saúde e independência financeira.
O processo de educação financeira está se desenvolvendo de forma mais intensa nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul, segundo estudo da FIA (Fundação Instituto de Administração). No Brasil, o tema vem ganhando espaço – o Governo Federal estabeleceu desde o ano de 2009 a Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira). Seu objetivo é contribuir para um consumo mais responsável da população, assegurar a conscientização dos riscos assumidos pelos consumidores nos processos de endividamento, e reforçar a estabilidade e confiança no Sistema Financeiro Nacional. Estão previstas ações destinadas ao público adulto e outras especificamente para escolas do ensino básico.
Dessa forma, o CON$EFINS é uma oportunidade para as escolas brasileiras se adaptarem às novas demandas da sociedade – formação de alunos-cidadãos, autônomos, com visão crítica e capazes de idealizarem e realizarem projetos individuais e coletivos –, assim como se anteciparem à legislação que está em tramitação no Congresso Nacional – a Lei 171/09 – sobre a inclusão da Educação Financeira no currículo escolar de escolas públicas.
A metodologia do CONSEFINS tem essa proposta. Idealizada pelo economista IOSSENIR NUNES SILVA, agora está também desenvolvida para ser inserida no contexto pedagógico para toda a educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio.
O sistema de consultoria e orientação financeira do CONSEFINS com uma abordagem fácil, clara e inovadora, proporcionará resultados imediatos nas vidas dos profissionais, alunos e famílias, tanto das escolas públicas quanto das escolas particulares.
Mais do que um complemento educacional, a Educação Financeira ministrada pelo CONSEFINS é um projeto social, pois a maioria das famílias brasileiras não consegue se equilibrar financeiramente e realizar os seus sonhos porque estão sendo influenciadas pelas armadilhas do consumismo, do crédito fácil, do marketing publicitário agressivo, das datas comemorativas etc.
A escola, ao implantar o projeto de Educação Financeira através do CONSEFINS para seus alunos, educadores, colaboradores e, até mesmo para os pais dos alunos, estará contribuindo para a formação de uma nova geração de pessoas conscientes financeiramente e melhor preparadas para construir uma nação rica e próspera.
SERVIÇOS OFERECIDOS:
- Palestras:
1. NÃO BRINQUE COM DINHEIRO (direcionada às crianças)
2. EDUCAÇÃO FINANCEIRA & PROSPERIDADE
3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO [Orientação Financeira]
4. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E BEM-ESTAR
5. CONSUMISMO
- Consultorias:
1. ORÇAMENTO DOMÉSTICO
2. EDUCAÇÃO FINANCEIRA – Plana de Qualidade de Vida (PQV)